OBJETIVO GERAL:
Oferecer capacitação interdisciplinar para profissionais, das áreas de Arquitetura, Engenharia ou Administração, com uma visão técnico-administrativa, para atuar sobre a gestão municipal de projetos, programas e governos de forma a articular planos, infraestrutura, serviços, governança e resíduos, capazes de atender as mudanças urbanas.
PÚBLICO-ALVO:
Profissionais formados nas áreas de Engenharia, Economia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, que atuem há mais de 2 anos em gestão de projetos e busquem um aprimoramento profissional que os capacite a atuar em soluções urbanas integradas.
PERFIL DO EGRESSO:
Profissional capaz de entender a diversidade e dinâmicas das transformações urbanas, apto a responder às demandas, com uma visão integradora, das diversas áreas envolvidas na gestão das cidades.
DISCIPLINAS (40h/aula cada)
TEORIAS DAS CIDADES
Busca explicar os assentamentos humanos a partir das diversas visões da cidade contemporânea (pós-industrial) e os processos de metropolização. Apresenta as origens da cidade moderna (industrial) e as transformações ocorridas no séc. XX – por exemplos e contexto histórico, questões atuais da forma da cidade em relação à cidade em construção, a estrutura social e o projeto físico.
ADMINISTRAÇÃO URBANA
Estuda a interação humana e a vida social em áreas urbanas, abordando temas como tendências demográficas, desigualdade, segurança social e pobreza, tendências econômicas, migrações e relações sociais em meios urbanos, destacando as metrópoles brasileiras. Aborda o gerenciamento do setor público, considerando os conceitos de modernização para instituições públicas e privadas, as mudanças gerenciais e as funções estratégicas do desenvolvimento de recursos humanos e organizacionais, bem como os processos de planejamento urbano participativo. Trata da habitação popular, autoconstrução, favelas, loteamentos irregulares, demografia, crescimento demográfico, expansão urbana, plano diretor, políticas de provisão habitacional e do seu impacto nos sistemas urbanos. Estuda as dimensões básicas e as interações entre sociedade e natureza, os conceitos de participação e mediação de conflitos e a Agenda 21.
ECONOMIA REGIONAL E URBANA
Discute as principais teorias do desenvolvimento regional e urbano. No que se refere ao desenvolvimento urbano, aborda a teoria centralidade, da subordinação territorial e a teoria do crescimento das cidades. Para o desenvolvimento regional, aborda as teorias da base de exportação, a teoria dos polos de crescimento e a teoria do desenvolvimento desigual. Procura estabelecer os conflitos e as sinergias entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais do desenvolvimento urbano e regional.
ENGENHARIA URBANA E PROJETOS DE CIDADE
Inter-relações do urbanismo com projetos urbanos. O traçado urbano e seu processo de desenvolvimento. Teorias e modelos de desenvolvimento urbano. A estruturação do espaço urbano, seus agentes modeladores e promotores. Qualificação, quantificação e distribuição das atividades e usos dos equipamentos urbanos. Infraestrutura e serviços urbanos.
GESTÃO E OPERAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO
Entender como o Desenho Urbano determina fluxos e cria sistemas viários de comunicação. Planos Municipais de Transporte e suas interligações metropolitanas. Tecnologias aplicadas aos Transportes. Estudos de Viabilidade de Infraestrutura de Transportes.
ACESSIBILIDADE E ESPAÇO INTRA-URBANO
Atividades que dão origem aos deslocamentos. Usos do solo, distribuição das diversas atividades no espaço urbano. Localização e as formas de pagamento, preço do solo. Infraestruturas e formas de acesso. Direito à cidade. Mapeamento de dados socioeconômicos – Pesquisa Origem Destino, Censo IBGE. Conecta-se com zoneamento, plano diretor e economia urbana.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS URBANOS
Estudar desde a geração dos resíduos sólidos urbanos até a sua destinação final, visando o processo e formas ambientalmente corretas para o manejo, nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final tendo como objetivo evitar danos ao meio ambiente e a saúde pública.
DRENAGEM URBANA – PESQUISA
Drenagem Urbana ou Manejo de águas pluviais. Estudar a causa e as soluções dadas as águas pluviais. A expansão urbana e as áreas de alagamento. O aquecimento global e a Agenda 21. A relação entre saneamento básico e meio ambiente.
ANÁLISE EM ENGENHARIA URBANA
Revisão crítica e pessoal de todos os conteúdos ministrados, através da escolha de um tema-problema a ser explorado em um artigo científico – a ser apresentado em SAPEX.
INVESTIMENTO:
COORDENAÇÃO
Prof. Me. Enrique Staschower
DIFERENCIAIS
Quais as modalidades de cursos a distância que são oferecidas?
São oferecidas duas modalidades: aulas EAD LIVE e aulas EAD+. Nas aulas EAD Live os encontros virtuais serão quinzenais com o professor da disciplina, sempre aos sábados, as 8h00 as 17h30, com intervalo de 1h30 para almoço, via Google Meet, quando os alunos poderão interagir e participar ativamente. Mas caso o aluno não possa participar, não é para ficar preocupado! Essas aulas ficarão gravadas e o aluno poderá assistir quando puder. Só é necessário ficar atento que o curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho é um caso particular, com 600h, aulas todas virtuais usando o Google Meet, às terças, quartas e quinta feiras das 19h00 as 23h00. O curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho é um caso particular, no site específico do curso você encontrará mais informações.Já nas aulas EAD+, somente são disponibilizadas aulas gravadas e o aluno poderá assistir com maior flexibilidade acessando a plataforma de aulas, seguindo todas as orientações e prazos estabelecidos.
Qual a dinâmica das aulas do EAD Live?
Com exceção do Curso de Especialização em Engenharia e Segurança no Trabalho, a dinâmica das aulas dos cursos EAD Live são as seguintes:
• O professor estará ao vivo interagindo com os estudantes aos sábados, uma vez a cada 15 dias. Cada disciplina ocorrerá em dois encontros virtuais de oito horas cada um. As aulas acontecem das 8h às 12h, com intervalo de 1h30 para almoço, e depois das 13h30 até às 17h30 do mesmo dia, usando a plataforma Google Meet.
• Os estudantes farão duas atividades aplicadas, por disciplina, seguindo um roteiro de estudos disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem pelo professor. Mas caso o aluno não possa participar dos encontros ao vivo, não é para ficar preocupado! Essas aulas ficarão gravadas e as aulas ficarão a disposição durante o vínculo do estudante com a FSA.
Mas e para o curso de Especialização em Engenharia e Segurança no Trabalho?
• Neste caso, as aulas acontecem as terça, quarta e quinta feiras, das 19h as 23h, via plataforma Google Meet e usando o ambiente virtual de aprendizado do Moodle. Trata-se de um curso diferenciado, onde o aluno assiste as aulas ao vivo com o professor das disciplinas.
Qual a dinâmica das aulas do EAD+ ?
As aulas estarão gravadas em 12 vídeos de aproximadamente 20 minutos cada. O estudante deverá realizar as atividades propostas no roteiro de estudos disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem pelo professor da disciplina. Ao finalizar as atividades, o estudante será submetido a uma prova (realizada no ambiente virtual) com 10 questões objetivas.
Quando vão começar as aulas?
As aulas na modalidade EAD Live tem previsão de início dia 11 de março de 2023. As aulas na modalidade EAD+ tem previsão de início dia 01 de março de 2023.
Onde as aulas ocorrerão?
As aulas com encontros ao vivo (EAD Live) serão realizadas pelo Google Meet e as atividades e o repositório de conteúdo estarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Já para os cursos EAD+ as aulas ocorrerão exclusivamente no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, seguindo roteiros estabelecidos pelo professor.
É possível tirar dúvidas com o professor e/ou interagir com os colegas de turma?
Para os cursos EAD Live, durante as aulas ao vivo, o aluno poderá conversar com outros colegas via chat, bem como tirar dúvidas com os professores em tempo real também usando as ferramentas do Google Meet. Para os cursos EAD+, onde as aulas são gravadas, a interação é possível entre estudantes e coordenação por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle.
É necessário fazer monografia no final do curso?
Não. A monografia final não é requisito obrigatório para os cursos de especialização na FSA.
Como o meu desempenho acadêmico será avaliado nos cursos de especialização ou MBA da FSA?
Nos cursos com aula ao vivo (EAD Live) o seu desempenho será avaliado por meio da realização de atividades aplicadas em todas as disciplinas. Já para os cursos EAD+, haverá uma avaliação com 10 questões para cada uma das disciplinas cursadas.
Quais os critérios de aprovação?
Será aprovado na disciplina o estudante que realizar, no mínimo, 75% das atividades propostas e obtiver nota igual ou superior a 6, nas atividades aplicadas no caso dos cursos EAD Live ou nas provas objetivas dos cursos EAD+.
O que acontecerá se eu não conseguir ser aprovado em alguma das disciplinas?
Caso você seja reprovado ou não faça a prova no prazo estipulado, em qualquer disciplina, você deverá solicitar um requerimento na Secretaria Geral para refazer a avaliação. Neste caso, haverá cobrança de taxa.
Como será registrada a frequência?
A frequência será contabilizada pela realização das atividades e avaliações propostas em cada disciplina.
Como recebo os boletos para os pagamentos? Posso baixá-los pelo Sistema Acadêmico?
O boleto fica disponível para pagamento no Portal do Aluno. Assim que finalizar sua matrícula, você receberá um e-mail com seu login e senha de acesso.
Como funciona o processo de inscrição?
A inscrição deve ser feita na página do curso, até a data de início das aulas. O processo envolve as seguintes etapas:
1ª: Preencher a ficha de inscrição com informações pessoais e criação de usuário e senha (para acesso à Área do Aluno);
2ª: Escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito);
3ª: Pagar o boleto referente à taxa de inscrição, gerado logo após o preenchimento da ficha;
4ª: Após o pagamento da taxa, é preciso anexar a documentação requerida na Área do Aluno no box “Documentos” e na opção “Documentos pessoais”, e aguardar retorno da Secretaria quanto à análise dos documentos (até 5 dias úteis);
5ª: Acompanhar a evolução do status de matrícula pela Área do Aluno;
6ª: Ao concluir todas as etapas, o aluno receberá uma mensagem de aprovação da sua matrícula.
Quais documentos preciso para matrícula?
É preciso incluir no momento da matrícula, via Portal do Aluno os seguintes documentos:
*RG (CNH não o substitui);
*CPF;
*Certidão de Nascimento/Casamento;
*Diploma de curso superior.
*Certificado de Conclusão de Curso Superior com data de colação de grau para os recém-formados que ainda não possuem Diploma.
Os candidatos com nacionalidade diferente da brasileira devem encaminhar cópias do documento de identidade (passaporte, Registro Nacional Estrangeiro (RNE), Registro Nacional Migratório (RNM) ou o documento de identidade do país de origem.
Para ingresso nos cursos de pós da FSA, é necessário que o candidato tenha concluído a graduação (bacharelado, licenciatura ou graduação tecnóloga) até a data de início do MBA e que, sobretudo, apresente o diploma de curso superior. Os candidatos com diploma superior de instituição de ensino fora do Brasil devem enviar diploma e histórico escolar.
É possível obter descontos para os cursos de pós-graduação?
A FSA tem uma política de descontos para organizações conveniadas (CLIQUE AQUI e verifique se a sua tem convênio conosco).
O aluno de pós consegue bolsas de estudo?
Apenas se estiver enquadrado em uma das nossas políticas disponíveis em: https://www.fsa.br/bolsas-e-programas/
O aluno de pós da FSA tem direito a carteirinha do estudante?
Somente tem validade para descontos, em cinemas e demais eventos e atrações, a carteirinha de estudante da UNE ou ISIC, que deve ser solicitada pelo estudante diretamente nestas instituições.
O curso de Pós emite certificado de conclusão?
Sim, o certificado será emitido em até 60 dias após a conclusão do curso.
Eu ainda não terminei o meu curso de graduação, posso me matricular em um curso de pós mesmo assim?
Não, os cursos de pós são exclusivos para formados em curso superior (tecnólogo e/ou bacharel).
A disciplina concluída na graduação poderá solicitar dispensa no curso de Pós-Graduação?
Não. Somente disciplinas de cursos de Pós-Graduação poderão ser analisadas para a possível dispensa.
Qual é a diferença entre a Especialização e o MBA?
Existem dois tipos de pós-graduação lato sensu: MBA e Especialização. MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em português, Mestre em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da administração, em que são estudadas matérias de marketing, finanças, RH, contabilidade, etc., voltadas à gestão em determinada área ou segmento. Especialização tem um caráter mais técnico, voltado ao aprofundamento em determinados temas na área do curso.
Qual é a diferença entre a Pós-Graduação lato sensu e a Pós-Graduação stricto sensu?
Existem dois tipos de pós-graduação: o lato sensu e o stricto sensu. O stricto sensu compreende os cursos de mestrado e de doutorado e destina-se àqueles que pretendem aprofundar as práticas de pesquisador e que desejam aperfeiçoarem-se como docentes no ensino superior. Tais cursos demandam uma dedicação maior e duram, em média, de 24 a 48 meses. Exigem a elaboração de uma dissertação (mestrado) ou de uma tese (doutorado) e conferem diploma.
Os cursos de lato sensu possuem foco nas necessidades do mercado (seja ele público ou privado) e visam a aperfeiçoar, atualizar ou complementar conhecimentos adquiridos na graduação. Tais cursos demandam uma dedicação menor e tem uma duração média de 12 meses.
Chegou a hora de você dar um upgrade na sua carreira. Conheça as modalidades e cursos.
CURSOS:
CURSOS: